A Ciranda

“O melhor para o menino será sempre outro menino. E a cultura da criança vai sendo tecida dos gestos, dos impulsos de união, de busca, de vida, do Ser Humano ainda novo, cada um consigo mesmo, com o outro e com o mundo.”

Lydia Hortélio
passarinhos.png
Captura_de_Tela_2019-10-17_às_09.18.31.png
WhatsApp Image 2022-11-29 at 18.17.59.jpeg
WhatsApp Image 2022-11-23 at 18.39.13.jpeg
WhatsApp Image 2022-11-29 at 18.20.11.jpeg
IMG_2371-2.JPG

Na Ciranda o trabalho acontece com o objetivo de desenvolver os aspectos emocional e intelectual da criança além de sua autonomia, através do brincar. O processo de conhecimento se dá, sobretudo através da brincadeira sem hora marcada, respeitando o tempo da criança e suas necessidades internas. Experimentando e articulando as possibilidades dos sentidos, cores, texturas, formas, alturas, distâncias, pesos e medidas, sons e a quietude.

Estar com outras crianças possibilita o desenvolvimento de uma percepção cuidadosa com o grupo, com o espaço e consigo mesma, sempre acompanhada de um olhar atencioso do adulto que a observa, procurando intervir o menos possível nas escolhas das crianças. Permitindo assim que surjam novas possibilidades e que se estabeleça uma relação de confiança e aprendizagem mútua.

Junto aos elementos – terra, fogo, água e ar – experimentamos caminhos para lidar com o que a vida nos apresenta, habilitando a criança a resolver muitos de seus conflitos internos através do conhecimento das possibilidades do seu próprio corpo.
Os espaços na Ciranda estão integrados à natureza, a horta, o pomar, o bambuzal, a bica d´água e os riozinhos servem de cenário para nossos cavaleiros, dinossauros e princesas existirem.

Contamos com as histórias, canções e brincadeiras da cultura brasileira para ampliar e enriquecer o repertório de sons e imagens em nosso brincar.

No espaço da Ciranda trabalhamos com um grupo de 25 crianças, em geral de 1 ano e meio a 06 anos de idade. Não existe uma separação formal entre as crianças por classes, séries ou idade; os subgrupos vão se formando espontaneamente. As crianças escolhem com quem, onde e do que vão brincar.

Fundamentamos o nosso trabalho na Pedagogia da Sensibilidade onde a aprendizagem acontece através do Brincar. Essa é a proposta que a Ciranda acredita e desenvolve.